sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Seleção do Togo é atacada

A Seleção do Togo sofreu um ataque na tarde de hoje. A seleção africana ia de ônibus da República Democrática do Congo para Cabinda, em Angola, cidade em que disputaria a Copa Africana de Nações, um pouco depois de passar a fronteira eles sentiram tiros que vinham direto no ônibus, o Togo estava sendo metralhado.
Nove pessoas foram feridas e o motorista morreu, todos ficaram muito assustados com isso e os jogadores decidirão se vão disputar a Copa Africana ou não.
A Frente de Libertação do Estado de Cabinda/Posição Militar” (FLEC/PM) assumiu o ataque, a cidade de Cabinda vive em guerra a muito tempo, pois o FLEC/PM quer a independência de Angola, antes mesmo de começar a Copa Africana eles já haviam admitido que isso poderia acontecer: "a situação de guerra é uma realidade em Cabinda e qualquer estrangeiro poderá ser uma vítima”. De fato estrangeiros foram vítimas e para que a Copa Africana possa acontecer a segurança terá que aumentar muito, ou novos ataques podem acontecer.
O craque Adebayor em entrevista a rádio BBC deu alguns detalhes do que aconteceu com o Togo e entre as suas declarações falou que os jogadores "viram a morte!", confira abaixo o que mais disse o jogador:

Participação do Togo na Copa Africana de Nações
"Acho que muitos jogadores querem ir embora, não acho que eles queiram mais participar deste torneio porque já vimos a morte. Vamos ter uma reunião esta noite, cada um vai para seu quarto descansar e amanhã pela manhã (sábado) vamos tomar uma decisão que seja boa para nossas vidas."

O que aconteceu?
"Vimos militares vestidos como se fossem para a guerra, foi um pouco chocante no início. Mas pensei: "Tudo bem, é normal, para a segurança, somos jogadores que estamos aqui para um grande torneio, como embaixadores africanos, então é normal a atenção com a segurança. Passamos pela fronteira e entramos em Angola. Não sei, uns 5 km mais à frente começamos a ouvir tiros no ônibus, sem razão alguma. Ao fim, tínhamos vários feridos. Um de nossos goleiros reservas levou um tiro. Nosso assessor de imprensa foi ferido. Ele nem sequer está consciente no momento, não sabemos se vai sobreviver ou não."

Momentos de terror
"Esperamos escondidos por 30 minutos porque o ônibus não tinha como partir. Nosso motorista estava morto. Ele tinha o volante nas mãos, mas havia morrido. Depois, chegaram sete ou oito utilitários 4x4 e tivemos de saltar do ônibus para entrar nos carros."

Pior momento
"Foi como se ainda estivéssemos vivendo num sonho. Fui um dos que tiveram de carregar os feridos para dentro do hospital. É nessas horas que você se dá conta do que realmente está acontecendo. Todos estavam chorando e chamando pela família. Acho que aquele foi o pior momento do dia."

A imagem da África foi manchada
"São coisas que a gente continua falando, repentido. Na África, temos de mudar nossa imagem se quisermos ser respeitados. Infelizmente, isto não está acontecendo. Temos uma chance com um dos maiores eventos do planeta, a Copa do Mundo. Pode imaginar o que está acontecendo? Eu estou acabado, e não sei... é injusto."

Equipe de segurança
"Para ser honesto, sem a segurança (dos militares angolanos) não estaríamos aqui falando. Talvez vocês estivessem falando sobre o meu corpo morto. A segurança fez seu trabalho muito bem."

O porquê do ataque
"O que não entendemos é por que eles atiraram em nosso ônibus, essa é a questão agora. Ninguém encontra um motivo para isso. Não foi apenas um cara, ou dois, atirando no ônibus. Você pode imaginar? Estivemos no meio daquilo por 30 minutos, talvez até um pouco mais. O silêncio no ônibus foi inacreditável. Não sei se sou um alvo ou não, mas sei que o meu país é um alvo. Só não sei por quê." (Nota: o grupo que assumiu a autoria do atentado luta pela independência da província de Cabinda, local do incidente)

Fim do pesadelo
"Eu ainda estou chocado porque eu não sei se isso de fato cessou ou se ainda somos o alvo."

É horrível que tenha acontecido este ataque a Seleção do Togo, não tem o mínimo sentido fazer ataques contra as seleções de futebol, eles não deveriam ter agido com tanta violência assim. Eu concordo quando Adebayor diz que a África tem que mudar sua imagem, mas com fatos como este acontecendo a imagem deste continente só piora, a segurança terá que ser redobrada para a Copa Africana, e terá que ser ainda maior para a Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário