segunda-feira, 29 de março de 2010

Clássico cheio de emoção

Na tarde de hoje aconteceu o grande clássico entre Corinthians e São Paulo, clássico este que muitos apontam como o maior da cidade. A rivalidade entre essas duas equipes vem de muito tempo e para esta partida os dois times entraram em campo cheios de vontade, primeiro pela rivalidade e segundo pelo próprio campeonato, pois nenhum dos dois times está garantido na próxima fase e ambos precisam somar pontos rápido, pois o fim da primeira fase está próximo.

O jogo foi disputado desde os primeiros minutos com as duas equipes partindo forte para o ataque, alguns apontaram o time do São Paulo como favorito no inicio da partida, pois o Tricolor está melhor no campeonato, mas como clássico é um jogo a parte tudo poderia acontecer.

Depois de alguns minutos de jogo o Corinthians se mostrou melhor na partida, com força no ataque, porém faltava armar melhor as jogadas. E logo o meio campista Danilo começou a fugir da marcação são paulina e armar o time corintiano.

E foi o Corinthians que assustou primeiro, em cobrança de escanteio a bola caprichosamente bateu duas vezes na trave e na terceira tentativa Rogério Ceni fez grande defesa. Isso animou o ataque corintiano e desconcentrou o São Paulo, que passou a errar muitos passes.

E alguns lances depois aconteceu o primeiro dos sete gols da partida, em contra-ataque depois de uma rápida troca de passes a bola ficou com Elias que chutou sem chances para Rogério, Corinthians 1 x 0 São Paulo. Depois desse lance o Corinthians recuou um pouco o time, mas mesmo assim o Tricolor não conseguia empatar a partida.

E como os corintianos sabiam que o jogo não estava definido queriam mais, e foi o articulador da partida que ampliou a vitória. Danilo recebeu a bola, driblou o zagueiro e chutou com muito efeito para fazer um lindo gol, o segundo do Alvinegro.

E como todo clássico tem confusão este não poderia ser diferente, e foi logo na saída de bola do São Paulo, Dentinho e Washington se desentenderam, e o são paulino reclamou de uma cotovelada (que de fato aconteceu), com a confusão o árbitro da partida resolveu tomar uma atitude e mostrou cartão vermelho para os dois jogadores. Dentinho mesmo irritado saiu logo de campo, curiosa mesmo foi à atitude de Washington, até este momento o jogador estava na maca, machucado pela cotovelada, mas ao ver o cartão ser mostrado para ele, o jogador levantou-se muito nervoso, ameaçando até mesmo agredir o árbitro, estranho um jogador machucado levantar-se tão rápido.

Depois da confusão a bola voltou a rolar, muitos apontam que o São Paulo perdeu mais com a expulsão por ter perdido seu homem de referência no ataque, porém eu sou da opinião que o Corinthians perdeu mais, pois Dentinho estava muito bem na partida, ele é o tipo de jogador que cresce muito em clássico e ajuda tanto na frente quanto atrás.

Mas brigas a parte depois de restabelecida a ordem em campo a bola voltou a rolar e o Corinthians parou de atacar, o que fez com que o São Paulo se soltasse mais em campo já que era atraído para o campo adversário. E tendo seu adversário mais recuado o Tricolor aproveitou para diminuir a desvantagem, no finalzinho do primeiro tempo depois de jogada pela esquerda, Jean recebeu a bola sem marcação na área corintiana, o jogador teve apenas o trabalho de chutar e comemorar, final de primeiro tempo Corinthians 2 x 1 São Paulo.

Na volta para o segundo tempo Ricardo Gomes, técnico são paulino mexeu no time e o deixou mais leve para tentar virar a partida. Inicialmente as substituições não deram resultados, pois com poucos minutos de jogo o Corinthians ampliou a vantagem. Roberto Carlos cobrou falta e o goleiro Rogério Ceni aceitou, era o terceiro do alvinegro.

Com o placar em 3 x 1 muitos torcedores tanto corintianos quanto são paulinos acreditaram que o São Paulo já havia perdido o jogo, mas como clássico tem que ter emoção até o último minuto não podia terminar nisso e o Tricolor diminuiu, em cobrança de falta de Hernanes o goleiro Rafael, que substituía Felipe machucado, defendeu inicialmente, porém espalmou para área e nela estava o são paulino Rodrigo Souto que marcou com facilidade.

E o Tricolor não queria sair dali com a derrota e continuou partindo para o ataque com muita força, como se esse jogo fosse uma final. O técnico Mano Menezes ainda ajudou o São Paulo com duas substituições erradas primeiro saiu Elias para entrada de Tcheco e depois tirou o grande Danilo para entrada de Jorge Henrique, dessa forma o São Paulo teve mais liberdade e conseguiu deixar tudo igual, e foi em outra cobrança de falta. Hernanes se apresentou para cobrar mais uma vez e o goleiro Rafael saiu muito mal na jogada, consequência, outro gol de Rodrigo Souto.

Faltava apenas oito minutos para o final do jogo e o Corinthians precisava vencer a todo custo para continuar sonhando com a próxima fase da competição, Mano então fez a última substituição da partida, sacou Ronaldo e em seu lugar entrou o experiente Iarley, os jogadores tentavam, mas não conseguiam fazer a jogada da vitória, o árbitro apontou três minutos de acréscimo e todos agora tinham certeza que o jogo terminaria no empate. Engano de todos, aos 48 minutos, Iarley fez grande jogada pela esquerda cruzou e a bola foi na cabeça do zagueiro são paulino, e do zagueiro para o fundo das redes, o árbitro deu o gol para Iarley.

Depois desse lance não houve mais tempo para reação do São Paulo, final de jogo Corinthians 4 x 3 São Paulo. Este jogo foi realmente emocionante e pode determinar os classificados, pois vencer ou perder um clássico faz muita diferença para um time, vencer pode significar acertar o time e perder pode ser desastroso. Outro fator que marcou muito este jogo foi a garra, primeiro foi com o Corinthians que mesmo sendo um time mais fraco tecnicamente abriu dois gols de vantagem, depois o São Paulo com garra conseguiu empatar e Iarley decisivo conseguiu dar a vitória para o Corinthians.

A garra é um fator determinante no futebol, muitos times que não tem tanta técnica, mas tem garra vencem competições o mesmo não pode ser dito do oposto, times cheios de craques podem perder se não houver garra e espírito de equipe entre todos e este foi o fator determinante deste jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário