sábado, 28 de abril de 2012

Guardiola dá adeus ao Barça

Depois de quatro temporadas vitoriosas, com números incríveis para qualquer um, 13 títulos conquistados dentre 19 disputados, na tarde de hoje Pep Guardiola anunciou em entrevista coletiva que seu ciclo no clube catalão chegou ao fim.

O técnico de apenas 41 anos, inovou o futebol do Barça, com um novo estilo de jogo, com habilidade e objetividade. Além de, aplicar nas categorias de base e incentivar os novos talentos que chegavam ao clube.
A carreira de Guardiola como técnico começou em 2007, no Barcelona B, logo no início de sua jornada mostrou-se competente e conseguiu fazer com que o time que disputava a terceira divisão subisse para a segunda.

A conquista lhe deu crédito para no ano seguinte assumir a equipe principal do Barcelona, e em sua primeira temporada conseguiu um feito inédito na Espanha, conquistou a Tríplice Coroa (Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões e Copa do Rei), desde então sua passagem pelo clube foi recheada de outros tantos títulos, dentre eles dois Mundiais de Clubes da FIFA.

Logo depois do melancólico empate contra o Chelsea que decretou a eliminação do Barcelona da Liga dos Campeões os dirigentes do clube catalão tentaram renovar o contrato com seu comandante e chegaram a oferecer uma espécie de “cheque em branco” ao treinador, que poderia escolher os termos do contrato e sua duração, porém mesmo com a proposta do clube o técnico disse que iria pensar e a resposta veio nesta sexta-feira:

“A razão é muito simples, tenho quatro anos no time e com o tempo as coisas vão se desgastando. Estou cansado e preciso de um tempo”, explicou o técnico e completou “Estou convencido que a pessoa que for me substituir vai oferecer coisas que eu já não posso mais oferecer. Não porque não tenho talento, mas basicamente esta função exige que você esteja aqui a cada três dias sem muito descanso”.

O técnico encerrou a coletiva agradecendo a todos os jogadores com que trabalhou durante este período: “Quero agradecer aos jogadores, pelo privilégio de trabalhar com eles. É um prazer ter trabalhado com eles. Eu estou indo embora para poder me recuperar. Vou embora com a sensação de dever cumprido, de ter feito o melhor possível. É um grande clube, com muita força. Obrigado a todos, por tudo”, finalizou o treinador.

Guardiola em quatro anos conseguiu fazer história no Barcelona, ninguém apostava que ele fosse durar no cargo quando começou, afinal ele era um estreante que nunca havia treinado um clube grande, mas com dedicação e muito trabalho ele conseguiu e foi valorizado por todos os grandes ídolos do clube, há alguns meses o craque Lionel Messi fez a seguinte declaração a respeito do técnico: “Pep é mais importante para o Barcelona do que eu”, afirmou o argentino.

O presidente do Barcelona Sandro Roselli, afirmou o seguinte sobre o fim da era Guardiola no clube: “A decisão do Pep foi uma das mais difíceis que tive que aceitar. Por mim, continuaria. Mas é uma decisão pessoal. Eu nunca havia visto uma reação como terça no Camp Nou. Isto é o espírito culé”, afirmou o presidente.

O técnico deu seu adeus ao clube em meio a lágrimas, suas e de seus “pupilos”, que compareceram a despedida de seu professor, que foi tão importante para as conquistas que este time maravilhoso conquistou nos últimos anos. Agora resta a nós, amantes do futebol torcermos para que o brilho do Barcelona não se apague com a saída de seu comandante.

Confira abaixo uma homenagem feita pelo Barcelona a Pep Guardiola:



Nenhum comentário:

Postar um comentário