segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Com campanha perfeita Santos leva a melhor contra Corinthians e é o campeão da Copa São Paulo

A Copa São Paulo de Futebol Junior é o campeonato de categorias de base mais tradicional do país, um verdadeiro celeiro de novos craques, embora muitos considerem que o torneio já foi melhor quando o número de times era menor, pois era mais fácil reconhecer o talento dos garotos. Mesmo assim a competição ainda é muito valorizada pelos clubes que preparam seus atletas para disputar este torneio e tentar levantar a taça no final da competição.
Para as equipes “grandes” é a chance de mostrar que o trabalho nas categorias de base é bem feito e para os times do interior é a hora de mostrar as revelações locais e negociá-los com as equipes maiores, é a oportunidade dos garotos mostrarem o futebol que sabem, esses são os jogos da vida para muitos deles.
A final acontece tradicionalmente no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, este ano as duas equipes que chegaram à esperada final foram Santos e Corinthians, dois times com tradição nas categorias de base.
O Santos chegou a final com 100% de aproveitamento, sete vitórias na competição, enquanto o Corinthians havia tido apenas um tropeço, um empate contra o Remo na primeira rodada da competição, todo o cenário estava formado para que acontecesse um grande espetáculo no Pacaembu e de fato foi o que aconteceu.
O alvinegro praiano chegou a final com um ataque muito poderoso que raramente desperdiçou gols no decorrer da competição e também não fez isso na final, foi o Santos que abriu o placar do jogo, aos 21 minutos do primeiro tempo, Serginho dividiu a bola de cabeça, ela sobrou para Stefano que chutou cruzado na saída do goleiro, Diego só teve o trabalho de colocar a bola no fundo das redes.
E o Santos queria mais e alguns minutos depois conseguiu, em erro na troca de passes do Corinthians no meio de campo a bola sobrou para equipe Santista, Serginho foi lançado, correu e chutou na saída do goleiro, 2 x 0 para o alvinegro praiano.
O Corinthians procurava descontar, mas os ataques não davam resultados, essa história só mudou no segundo tempo, em jogada de linha de fundo a bola sobrou para Malcon que chutou forte e diminuiu a diferença, o time do Parque São Jorge ainda buscou o empate que levaria a disputa para os pênaltis, porém o Santos não deixou escapar a oportunidade de conquistar mais uma Copa São Paulo, a terceira em sua história de tradição na revelação de novos craques.
Nos últimos anos saíram da base santista craques como Diego e Robinho, Paulo Henrique Ganso, Neymar e vários outros craques que brilham nos gramados do Brasil e do Mundo hoje, e pelo que mostrou nesta Copa São Paulo parece que logo teremos mais craques por ai.
Com a vitória o Santos se tornou tri-campeão da Copa São Paulo, mas mais importante do que qualquer título é o bom trabalho apresentado pelas equipes na revelação de novos craques para o futebol brasileiro, esperamos que os atletas que mostraram potencial sejam valorizados nos times principais e que as revelações de times do interior sejam reconhecidas e aproveitadas, esta é a forma que o país do futebol encontra para manter essa posição.
Revelando novos atletas e reinventando a maneira de enxergar o mundo da bola a cada dia, que surjam novos Neymars, Robinhos, Kakas, Lucas, e outros atletas de alto nível para suprir as necessidades do futebol atual.
Parabéns ao Santos campeão, ao Corinthians vice-campeão e a todas as equipes que levaram o campeonato a sério e mostraram que para ter uma equipe principal bem organizada e forte é necessário primeiro cuidar dos garotos da base, espero que nos próximos campeonatos ouçamos falar desses jogadores nas equipes principais do Brasil e do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário