sábado, 28 de abril de 2012

Guardiola dá adeus ao Barça

Depois de quatro temporadas vitoriosas, com números incríveis para qualquer um, 13 títulos conquistados dentre 19 disputados, na tarde de hoje Pep Guardiola anunciou em entrevista coletiva que seu ciclo no clube catalão chegou ao fim.

O técnico de apenas 41 anos, inovou o futebol do Barça, com um novo estilo de jogo, com habilidade e objetividade. Além de, aplicar nas categorias de base e incentivar os novos talentos que chegavam ao clube.
A carreira de Guardiola como técnico começou em 2007, no Barcelona B, logo no início de sua jornada mostrou-se competente e conseguiu fazer com que o time que disputava a terceira divisão subisse para a segunda.

A conquista lhe deu crédito para no ano seguinte assumir a equipe principal do Barcelona, e em sua primeira temporada conseguiu um feito inédito na Espanha, conquistou a Tríplice Coroa (Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões e Copa do Rei), desde então sua passagem pelo clube foi recheada de outros tantos títulos, dentre eles dois Mundiais de Clubes da FIFA.

Logo depois do melancólico empate contra o Chelsea que decretou a eliminação do Barcelona da Liga dos Campeões os dirigentes do clube catalão tentaram renovar o contrato com seu comandante e chegaram a oferecer uma espécie de “cheque em branco” ao treinador, que poderia escolher os termos do contrato e sua duração, porém mesmo com a proposta do clube o técnico disse que iria pensar e a resposta veio nesta sexta-feira:

“A razão é muito simples, tenho quatro anos no time e com o tempo as coisas vão se desgastando. Estou cansado e preciso de um tempo”, explicou o técnico e completou “Estou convencido que a pessoa que for me substituir vai oferecer coisas que eu já não posso mais oferecer. Não porque não tenho talento, mas basicamente esta função exige que você esteja aqui a cada três dias sem muito descanso”.

O técnico encerrou a coletiva agradecendo a todos os jogadores com que trabalhou durante este período: “Quero agradecer aos jogadores, pelo privilégio de trabalhar com eles. É um prazer ter trabalhado com eles. Eu estou indo embora para poder me recuperar. Vou embora com a sensação de dever cumprido, de ter feito o melhor possível. É um grande clube, com muita força. Obrigado a todos, por tudo”, finalizou o treinador.

Guardiola em quatro anos conseguiu fazer história no Barcelona, ninguém apostava que ele fosse durar no cargo quando começou, afinal ele era um estreante que nunca havia treinado um clube grande, mas com dedicação e muito trabalho ele conseguiu e foi valorizado por todos os grandes ídolos do clube, há alguns meses o craque Lionel Messi fez a seguinte declaração a respeito do técnico: “Pep é mais importante para o Barcelona do que eu”, afirmou o argentino.

O presidente do Barcelona Sandro Roselli, afirmou o seguinte sobre o fim da era Guardiola no clube: “A decisão do Pep foi uma das mais difíceis que tive que aceitar. Por mim, continuaria. Mas é uma decisão pessoal. Eu nunca havia visto uma reação como terça no Camp Nou. Isto é o espírito culé”, afirmou o presidente.

O técnico deu seu adeus ao clube em meio a lágrimas, suas e de seus “pupilos”, que compareceram a despedida de seu professor, que foi tão importante para as conquistas que este time maravilhoso conquistou nos últimos anos. Agora resta a nós, amantes do futebol torcermos para que o brilho do Barcelona não se apague com a saída de seu comandante.

Confira abaixo uma homenagem feita pelo Barcelona a Pep Guardiola:



sexta-feira, 27 de abril de 2012

Barça vacila e perde vaga para o Chelsea


Na última terça-feira Barcelona e Chelsea entraram em campo para disputar o segundo jogo das semifinais da Liga dos Campeões, na primeira partida, em Londres, o Chelsea havia levado a melhor e vencido por 1 x 0, dessa forma a responsabilidade de vencer era toda do Barcelona.

Considerado o melhor time do mundo, todos apostavam no Barça como grande favorito para conquistar o título da Liga dos Campeões, porém não seria uma partida fácil, pois o Chelsea estava disposto a complicar a vida dos catalães, com uma retranca quase impossível de se passar. Além disso, Peter Cech, é há muito tempo um dos melhores goleiros do mundo e não estava disposto a tomar gols de Messi e companhia.

Com a responsabilidade sobre si o Barcelona começou no ataque desde os primeiros minutos de jogo, enquanto o Chelsea se manteve com os 11 jogadores na defesa, até mesmo Drogba, estava dentro da área ajudando na defesa.

A posse de bola do Barcelona era cerca de 80%, o jogo era todo do Barça, que trocava passes envolventes e quando menos se esperava o Barça encaixava um bom ataque, porém acontecia o mesmo que aconteceu em Londres, eram criadas muitas chances, mas nenhuma era concretizada em gol.

Conforme os minutos passavam o desespero tomava conta do time catalão que precisava marcar dois gols para se classificar para a final da Liga, Messi estava apagado na maior parte do jogo e errava muitos passes, o que complicava a vida do Barça.

Até que depois de várias chances criadas, aos 25 minutos de jogo, a pressão do Barcelona deu resultado, Daniel Alves recebeu a bola, tocou para Cuenca que cruzou rasteiro para área, Busquets recebeu e chutou para o fundo das redes, sem chances para o goleiro, Barcelona 1 x 0 Chelsea, para o delírio da torcida catalã que enchia o Camp Nou.

Minutos depois de sofrer o gol a equipe londrina tomou mais baque, o zagueiro Terry deu uma joelhada nas costas do atacante do Barcelona, fora do lance, e recebeu cartão vermelho. O zagueiro ainda começou um começo de confusão, mas teve que sair de campo, com um homem a menos seria ainda mais difícil para o Chelsea segurar o poderoso ataque do Barcelona.

E depois de muito atacar, aos 43 minutos de jogo o Barça conseguiu aumentar a vantagem, em contra-ataque Alexis tocou para Messi, que teve visão de jogo e deixou Iniesta na cara do gol, o jogador chutou na saída de Cech e correu para o abraço, Barcelona 2 x 0 Chelsea.

O jogo parecia ser todo do Barça, e mais uma final estava a vista, porém o Chelsea não desistiu, em contra-ataque Lampard encontrou o brasileiro Ramires livre, o volante dominou e chutou por cobertura na saída de Valdés, um gol de placa, digno de um grande jogador que merece uma vaga na seleção brasileira, Barcelona 2 x 1 Chelsea, o resultado dava a vaga para o Chelsea, por ter marcado um gol fora de casa, mas ainda teríamos todo um segundo tempo para definir a partida.

Na segunda etapa de jogo, acompanhamos uma verdadeira luta de defesa contra ataque, o Barcelona se mandava inteiro para o ataque, enquanto o Chelsea tinha 10 jogadores dentro da área, parecia que a pressão do Barcelona logo surtiria efeito e a equipe catalã abriria o placar.

Aos dois minutos de jogo veio a grande chance, Drogba derrubou Fàbregas na área e o árbitro assinalou o pênalti, o craque Messi se apresentou para a cobrança e acertou um foguete na trave, era a chance da classificação jogada por água abaixo, o argentino não acreditava no que havia acontecido, mas ainda havia muito tempo de jogo e agora era correr atrás do prejuízo para vencer a partida.

O jogo continuou defesa contra ataque, o Barcelona criava chances importantes, mas a bola insistia em não entrar, foram várias defesas do grande goleiro Peter Cech e bolas na trave, o tempo passava, e o Barça não desistia, porém aos 47 minutos quando o time catalão ainda acreditava em um gol milagroso veio o balde de água fria, em novo contra-ataque a bola sobrou para Fernando Torres, que driblou Valdés e chutou para o fundo das redes, era o gol de classificação do Chelsea.

Com o resultado o Chelsea se classificou para a final da Liga dos Campeões e o favorito Barcelona foi eliminado de maneira melancólica, esta é a grande beleza do futebol, nem sempre o favorito vence a partida, qualquer lance, qualquer jogada pode mudar toda a história de um confronto e foi o que aconteceu neste jogo, agora resta aos amantes do futebol torcer para que o Chelsea consiga jogar bem na final e fazer um jogo bonito como todos os amantes do futebol merecem assistir.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Rumo às semifinais do Paulistão


No último fim de semana aconteceram os jogos das quartas de final do campeonato paulista, desta vez recheada de surpresas, todos esperavam que os quatro grandes da capital se classificassem para a próxima fase da competição, porém Palmeiras e Corinthians vacilaram e foram eliminados pelos times de campinas.

Confira abaixo como foi o fim de semana:

O São Paulo jogou no sábado contra o Bragantino e mostrou porque é um time grande, a equipe entrou em campo disposta a vencer bonito e deu um show no Morumbi, com Luís Fabiano e companhia o time conseguiu vencer por 4 x 1 com direito a dois gols de Luís Fabiano, Osvaldo e Fernandinho completaram o placar. O ponto fraco do jogo foi o cartão amarelo recebido por Luís Fabiano que o tirara do jogo das semifinais, quando o tricolor terá um grande desafio contra o Santos.

O Santos entrou em campo no domingo contra o Mogi Mirim, na Vila Belmiro, o alvinegro praiano pode contar com sua principal estrela, Neymar, em tarde inspirada, desde o aquecimento o atacante mostrava que entraria em campo não apenas disposto a vencer, mas sim a dar show.

E foi o que aconteceu, o atacante arrebentou com o jogo e só era parado pelas faltas, sempre duras, Neymar ainda no primeiro tempo, viu Maranhão bem colocado a espera da bola, fez o cruzamento na cabeça do jogador que só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes, na segunda etapa foi a vez de marcar o seu gol, a seu próprio estilo, driblou vários jogadores, chutou e correu para o abraço. Com a vitória e classificação para as semifinais o peixe enfrentará o São Paulo.

No outro jogo das quartas de final tivemos a primeira surpresa, o Palmeiras, favorito a avançar na competição vacilou diante do Guarani. Depois de um primeiro tempo “chato” com as duas equipes na retranca o Guarani entrou para a segunda etapa com uma postura totalmente nova e se mandou para o ataque, nos primeiros minutos Fumagalli fez a alegria da torcida ao marcar um gol olímpico e abrir o placar para o bugre.

O Guarani continuou no ataque e conseguiu marcar seu segundo gol, Marcos Assumpção diminuiu para o Palmeiras, que depois disso foi todo ataque, porém em contra-ataque perigoso e vacilo do goleiro Deola o Bugre marcou seu terceiro gol que eliminou as chances do Palmeiras na competição, no último minuto de jogo Henrique ainda diminuiu para o Palmeiras, mas não havia mais tempo para nada, com o resultado o Guarani se classificou e fará o clássico contra a Ponte Preta nas semifinais.

A última equipe classificada para as semifinais foi definida no jogo entre Corinthians e Ponte Preta, e foi uma surpresa, o alvinegro, dono da melhor campanha da primeira fase do campeonato paulista foi vencido pela Ponte Preta, oitava colocada.

Vencer o jogo era praticamente uma obrigação para o Corinthians, uma vez que havia vencido a mesma Ponte Preta, na semana passada, fora de casa. Porém a Ponte soube como armar o time, aproveitando os contra-ataques para surpreender o adversário, o time campineiro ainda contou com a ajuda de Júlio Cesar, que falhou em dois lances, no primeiro gol, em cobrança de falta, não conseguiu segurar uma bola defensável, e no terceiro gol da Macaca, o goleiro cobrou mal um tiro de meta, que bateu nas costas do zagueiro Leandro Cástan e sobrou livre para o ataque da Ponte Preta definir o resultado do jogo, que terminou, Corinthians 3 x 2 Ponte Preta e sagrou a macaca como uma das classificadas para a próxima fase da competição e enfrentará seu arqui-rival Guarani.

Com o resultado dos jogos teremos dois clássicos nas semifinais, São Paulo x Santos e o Dérbi Campineiro entre Guarani x Ponte Preta, esperamos que a rivalidade faça com que aconteçam grandes confrontos e que vençam as melhores equipes.

domingo, 22 de abril de 2012

Barça vacila e perde segunda seguida


Na tarde de hoje aconteceu o clássico entre Barcelona e Real Madrid, a rivalidade entre as equipes é muito grande e a vitória era importante para as duas equipes, para o Real significaria se distanciar do rival e ficar mais perto do título para o Barça se aproximar da ponta e continuar na briga pelo título. Além disso, as duas equipes precisavam vencer para tentar acalmar suas torcidas depois das derrotas no meio de semana pela Liga dos Campeões.

Mesmo sabendo que o jogo seria muito disputado, tanto pela rivalidade quanto por se tratarem de duas grandes equipes a maioria das pessoas apostava em uma vitória do Barcelona, uma equipe arrumada que conta com Lionel Messi, o melhor jogador do mundo, porém o argentino não estava em uma tarde inspirada e pouco ajudou sua equipe, que saiu derrotada pelo seu arqui-rival, fato que não acontecia desde a temporada 2007-2008, além de, perder duas partidas seguidas outro fato que não acontecia a muito tempo.

O jogo começou bom, com as duas equipes no ataque, os dois times tentavam abrir o placar, até que com a ajuda de Puyol o Real Madrid conseguiu, em cobrança de escanteio a bola sobrou para o marcador, que tentou dominar a bola dentro da área, Khedira estava esperto no lance, dividiu a jogada e chutou para o fundo das redes, Barcelona 0 x 1 Real Madrid.

Depois de abrir o placar o Real Madrid ficou na retranca e o ataque foi todo do Barcelona, que levava perigo ao gol de Casillas, mas a bola insistia em não entrar, dessa forma o jogo foi para o intervalo com a vitória parcial para o Real Madrid.

Na volta do intervalo o Real continuava apenas na defesa e não conseguia encaixar nenhum contra-ataque perigoso, desse jeito o jogo ficava todo para o Barcelona que atacava com perigo, parecia que o Real não havia aprendido nada com o jogo contra o Bayer e cometia os mesmos erros ficando apenas na defesa e deixando o adversário atacar.

E aos 25 minutos de jogo veio o castigo para o Real, Alexis Sánches que havia acabado de entrar em campo pegou a bola na área e chutou, Casillas salvou na primeira, mas o jogador pegou o rebote e chutou, dessa vez sem chances para o goleiro, Barcelona 1 x 1 Real Madrid. Parecia que aconteceria um replay do jogo de terça-feira, quando o Real tentava segurar o empate contra o Bayer, mas perdeu a partida por ter medo de atacar.

Porém na partida de hoje Cristiano Ronaldo, com sua habilidade e poder de decisão fez a diferença, Özil lançou o português que recebeu a bola, venceu o marcador, entrou na área e chutou por cobertura, sem chances para Valdes, Barcelona 1 x 2 Real Madrid. Com o gol o português chegou a marca de 42 gols na temporada, um a mais que Messi.

Depois de sofrer o gol o Barcelona se abateu e não conseguiu mais assustar a equipe merengue, com isso o jogo terminou com a vitória do Real por 2 x 1, com a vitória o time abriu sete pontos de vantagem para o rival.

Com a derrota o Barça se complicou e pode ter perdido duas competições na mesma semana, primeiro com a derrota na Liga dos Campeões terá que jogar muito mais do que jogou na quarta-feira para bater o Chelsea e Messi que decepcionou terá que voltar a jogar o bom futebol para ajudar sua equipe. E quanto ao Campeonato Espanhol a equipe catalã está praticamente sem chances de título sua única esperança é vencer todos os jogos e torcer para que o Real Madrid perca todos, fato quase impossível, mas as esperanças tem sempre que existir.

Resta-nos torcer para que Messi e companhia voltem a jogar o bom futebol que vem jogando nos últimos anos, para que assim possamos acompanhar belos espetáculos.

sábado, 21 de abril de 2012

Oitavas de final da Libertadores


Na noite de quinta-feira terminou a primeira fase da Taça Libertadores de América e foram definidos os classificados para as oitavas de final, tivemos grandes jogos na última rodada, incluindo a vitória do Corinthians por 6 x 0 contra o Deportivo Táchira, um dos melhores jogos da equipe do Parque São Jorge este ano, a vitória do Santos por 2 x 0  contra o The Strongest, um jogo sofrido, mas com direito a golaço de Paulo Henrique Ganso e a derrota do Inter contra o Junior Barraquila, que significou o duelo brasileiro nas oitavas de final entre Inter e Fluminense.

Confira abaixo os confrontos das oitavas de final:

Fluminense x Internacional
Corinthians x Emelec
Santos x Bolivar
Universidad de Chile x Deportivo Quito
Libertad x Cruz Azul
Vélez Sarsfield x Nacional de Medellin
Lanús x Vasco
Unión Española x Boca Juniors

O grande destaque das oitavas de final fica por conta do confronto entra brasileiros, o Fluminense com a melhor campanha da primeira fase, e com um elenco com Deco, Fred e companhia, de dar inveja a muito clube grande, enfrenta o Internacional, que não foi tão bem na fase de grupos e vacilou na última rodada ao perder para o Junior Barraquila, mas que é sempre uma equipe perigosa quando se trata de mata-mata.

O Corinthians, segundo time melhor colocado, enfrenta o Emelec, que tirou a vaga das mãos do Flamengo no último minuto de jogo com um gol salvador, o time do Parque São Jorge possui um ótimo time, é possível inclusive dizer que se tratando de elenco é o melhor que já disputou uma Libertadores, e o que conta muito é a união da equipe, todos os jogadores que entram em campo conseguem desempenhar um bom futebol, o Corinthians certamente é mais time que o Emelec, mas o nervosismo e a pressão por nunca ter conquistado a competição internacional pode complicar a vida da equipe.

O tricampeão Santos enfrenta o Bolivar, a equipe de Neymar, Ganso e companhia é a grande favorita neste jogo, só um milagre irá tirar a vaga da equipe que possui grandes jogadores individualmente e um time em formação.

O último dos brasileiros classificados é o Vasco que enfrentará o Lanús, líder do grupo em que o Flamengo foi eliminado, o Lanús é um time bem arrumado que pode levar perigo ao Vasco, principalmente por jogar o segundo jogo em casa.

Como percebemos teremos grandes jogos na próxima fase, apenas as melhores equipes, as mais preparadas se classificaram para as oitavas de final, esperamos que todos joguem um bom futebol, com técnica e raça, e que vençam as melhores equipes, jogando um futebol bonito e empolgante que o torcedor merece assistir.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bayer vence e abre vantagem na semifinal


Na tarde de ontem Bayer de Munique e Real Madrid entraram em campo por jogo válido pelas semifinais da Liga dos Campeões, duas grandes equipes com grandes elencos, com um mesmo objetivo, conquistar a vitória e a vantagem para o próximo jogo, mas apenas uma poderia sair com o objetivo conquistado e com um bom futebol com técnica e raça o Bayer conseguiu conquistar a vantagem.

As duas equipes entraram em campo pressionando seus adversários para sair na frente na briga pela vitória, o Bayer começou melhor levando mais perigo para a defesa dos merengues que jogavam através de um contra-ataque perigoso.

O Real estava sem dois importantes jogadores, Kaká e Marcelo, ambos no banco de reservas por opção do técnico José Mourinho.

Aos 16 minutos de jogo o bom futebol apresentado pelo Bayer deu resultado, em cobrança de escanteio a bola desviou na defesa do Real e sobrou para Ribery que chutou forte, sem chances para o goleiro, Bayer 1 x 0 Real.

Depois de sofrer o gol o Real começou a atacar mais, disposto a empatar a partida, mas a bola insistia em não entrar, o Bayer, mesmo com a vantagem, continuava pressionando o goleiro Casillas que salvou o Real em diversas oportunidades. Dessa forma o jogo foi para o intervalo com a vitória parcial do time alemão.

Na volta para a segunda etapa o Real voltou a campo diferente, os mesmos jogadores, mas com uma postura totalmente nova, mais voltados para o ataque, essa nova postura deu resultado e aos sete minutos veio o empate, em contra-ataque rápido Benzema chutou cruzado, a bola sobrou para Cristiano Ronaldo que desviou para trás, a bola sobrou para Özil que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes, Bayer 1 x 1 Real.

Porém depois de conseguir o empate a equipe espanhola se retrancou, parecia que um empate contra o Bayer era o suficiente para a equipe, com o Real na defesa o resto do jogo foi todo do Bayer, que ficou todo no ataque, disposto a conquistar a vitória, porém a bola insistia em não entrar, isso até o último minuto de jogo, quando o Real levou o castigo merecido por ter deixado de jogar o futebol bonito e no ataque que sabe.

Aos 44 minutos Lahn arrancou pela direita e cruzou, a bola sobrou para Mario Gómez, que venceu o marcador, chutou para o fundo das redes e foi só correr para o abraço, fim de jogo Bayer 2 x 1 Real, com o resultado o Bayer joga a segunda partida das semifinais com a vantagem, caso o jogo termine empatado o Bayer se classifica.

Se o Real Madrid não tivesse se preocupado tanto na defesa e tivesse atacado mais, talvez tivesse até conseguido vencer a partida. Agora vamos torcer para que na semana que vem possamos ver um espetáculo tão bom quanto acompanhamos hoje. E amanhã tem o segundo jogo das semifinais entre Chelsea e Barcelona, mais um jogo que vale a pena assistir.

Esse fim de semana começa o campeonato paulista


Depois de quase quatro meses de primeira fase, no próximo fim de semana, finalmente, o campeonato paulista vai começar pra valer, afinal a partir de agora acontecerá uma disputa completamente diferente, o título pode ser conquistado tanto pelo primeiro colocado quanto pelo último.

Agora começa a disputa pra valer e toda jogada, qualquer gol, tudo é decisivo e pode significar a vitória de uma equipe ou de outra. Os próximos confrontos serão os seguintes:




Corinthians (1°) x Ponte Preta (8°) Domingo – 16h
São Paulo (2°) x Bragantino (7°) Sábado – 18h30
Santos (3°) x Mogi Mirim (6°) Domingo – 16h
Guarani (4°) x Palmeiras (5°) Domingo – 18h30

Os confrontos foram definidos de maneira surpreendente, na última rodada. O São Paulo manteve o primeiro lugar da competição até a última rodada quando perdeu para o Linense e deixou a ponta para seu arqui-rival Corinthians, com isso o time do Parque São Jorge tem a vantagem de jogar as partidas em casa. O Santos se manteve na terceira posição com um belo jogo contra o Catanduvense, a equipe praiana venceu por 5 x 0 no dia em que comemorava o centenário com direito a golaço por cobertura de Paulo Henrique Ganso.

O Palmeiras por outro lado tentou ficar melhor colocado para ter a vantagem, mas conseguiu apenas o empate contra o Comercial, o que fez com que o Guarani mesmo perdendo para o Botafogo-SP ficasse na quarta posição com a vantagem.

Completam a lista de classificados Mogi Mirim, Bragantino e Ponte Preta, os clubes grandes são favoritos, mas uma surpresa do interior é sempre bem-vinda.

Do outro lado da tabela caíram para a segunda divisão do campeonato paulista Portuguesa (a grande decepção do campeonato), Guaratinguetá, Catanduvense e Comercial, as quatro equipes vão disputar a segundona no ano que vem.

Depois de uma primeira fase um tanto quanto chata, sem grandes surpresas, com as equipes do interior superando os grandes apenas em cinco oportunidades em 19 rodadas, esperamos que o mata-mata seja mais disputado, jogado com técnica e raça, digno do grande espetáculo que o torcedor merece ver.